segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Atividades da Vida Diária (AVD)

Atividades da vida diária (AVD) são as tarefas de auto-cuidado básicos, semelhantes aos tipos de habilidades que as pessoas geralmente aprendem na infância. Eles incluem o seguinte:

Alimentação
Higiene pessoal
Escolher roupa
Arrumar-se
Ir ao banheiro
Vestir-se
Banho
Caminhar e locomoção (como mover da cama para a cadeira de rodas)

AVDs são frequentemente mencionados pelos profissionais de cuidados de geriatria em conexão com as atividades instrumentais de vida diária (AIVD; veja abaixo), que são um pouco habilidades mais complexas.

AVDs são ocasionalmente referida como atividades básicas de (ABVDs) vida diária.

Quais são as atividades instrumentais de vida diária (AIVD)?

Atividades instrumentais da vida diária (AIVD) são as habilidades complexas necessárias para viver com sucesso de forma independente. Essas habilidades são geralmente aprendidas durante os anos da adolescência e incluem o seguinte:

Gestão das finanças
Manipulação de transporte (condução ou trânsito público)
Compras
Preparar refeições
Usar o telefone e outros dispositivos de comunicação
Gerenciar medicamentos
Trabalho doméstico e manutenção básica em casa

Juntos, AVD e AIVD representam as habilidades que as pessoas geralmente precisam de ser capaz de gerir a fim de viver como adultos independentes.

Médicos, especialistas em reabilitação, assistentes sociais geriátricos, e outros em atendimento ao idoso, muitas vezes avaliar AVD e AIVD como parte da avaliação funcional de uma pessoa mais velha. Dificuldade em gerir AIVD é particularmente comum no início de doença de Alzheimer e outras demências. AIVD Avaliando pode ajudar a orientar uma avaliação diagnóstica, bem como determinar que tipo de ajuda uma pessoa mais velha pode precisar no dia-a-dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário